+

Pós-doutorado

O Programa de Pós-doutorado do PPH/UEM tem como objetivos:

I - consolidar linhas e grupos de pesquisa vinculados ao PPH/UEM;

II - propiciar o intercâmbio acadêmico;

III - contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico;

IV - qualificar a UEM como centro irradiador de ciência e tecnologia e de formação de pesquisadores;

V - possibilitar ao pesquisador condição para a consolidação e atualização de seus conhecimentos e/ou a reorientação da sua linha de pesquisa por meio de investigações realizadas em conjunto com grupos de pesquisas consolidados.

A duração do pós-doutorado é de no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) meses, podendo ser renovado uma única vez pelo prazo máximo de 12 (doze)meses.

As atividades de pós-doutorado devem ser em tempo integral.

Em caso de pós-doutorado com financiamento pode haver renovações até o limite estipulado pela agência de fomento.

O supervisor deve ser docente, integrante da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior da UEM e vinculado a programa de pós-graduação ou grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.

A proposta de pós-doutorado de cada candidato deve ser encaminhada ao PPH/UEM, via Protocolo Geral (PRO), em formulário próprio para abertura de processo, acompanhada dos seguintes documentos:

I - cópia do diploma de doutor;

II - fotocópia da Carteira de Identidade e CPF ou passaporte, em caso de estrangeiro;

III - cópia do currículo gerado pela plataforma LATTES do CNPq - no caso de candidato estrangeiro, apresentar currículo impresso;

IV - projeto de pesquisa (máximo 20 páginas).

A admissão para a realização do pós-doutorado no PPH/UEM não gera vínculo empregatício e nenhum compromisso por parte da Instituição com o fornecimento dos recursos materiais e financeiros destinados às pesquisas previstas.

Ao final do período de pós-doutorado e, na eventualidade de pedido de prorrogação de prazo, o pós-doutorando deve encaminhar relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas.

Ao término do período de sua permanência na Instituição, o pós-doutorando deve apresentar, em audiência pública, organizada e presidida pelo professor supervisor, os resultados da pesquisa executada no período.

O pós-doutorando receberá uma declaração, assinada pelo supervisor do pós-doutorado e pelo coordenador do programa de pós-graduação.

Toda a produção bibliográfica, artística, técnica ou de divulgação do autor, decorrente do pós-doutorado, deve mencionar necessariamente a condição de pós-doutorando do PPH/UEM.