O Poder Negro na Pátria Verde e Amarela: musicalidade, política e identidade em Tony Tornado (1970)

de Amanda P. Alves, pesquisadora do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural – CEAPAC/UEM, ganhou prêmio e publicará a pesquisa defendida no PPH/UEM.

Os embriões da pesquisa nasceram nos primeiros contatos de orientação com a Professora Sandra Pelegrini (coordenadora do CEAPAC) e foram tomando corpo mediante inúmeras leituras e muitas horas de estudo. e dedicação.

Amanda segue atuando como investigadora do Grupo de Pesquisa sobre arte e patrimônio, liderado pela professora Sandra, no CNPq, também, continua participando de projetos de ensino e extensão do CEAPAC, simultaneamente prepara-se para iniciar os estudos de doutoramento, provavelmente no estado do Rio de Janeiro.

O Professor Livre-Docente Dr. Pedro Paulo Funari, acessor da Reitoria da UNICAMP e tutor da Profa. Sandra no pós-doutorado sobre Patrimônio Cultural, ao saber da notícia, afirmou: "Fico muito feliz com esse reconhecimento à pesquisa da Amanda Palomo Alves e à sua orientação segura. O tema é da mais alta relevância social e acadêmica e demonstra, também, o reconhecimento crescente dos valores da diversidade cultural e dos direitos humanos no Brasil. Parabéns a ambas!".

A Profa. Dra. Geni Rosa Duarte, da UNIOESTE, comentou: "Sandra, compartilho da sua alegria, porque a Amanda merece essa premiação [...] , e você também, como orientadora, [...] pelo trabalho sério e comprometido.

O Prof. Dr. Rafael José dos Santos, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e docente do Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade do Rio Grande do Sul, parabenizou A. Alves e "todos/as que construiram o belo trabalho!"

Inserir declaração dos prof. De Lisboa e Fiúza

A equipe toda do CEAPAC/ UEM e do Grupo de Pesquisa do Diretório do CNPq parabeniza a Amanda Alves pelo trabalho realizado!

Suas publicações sobre arte e cultura durante o governo militar no Brasil, podem ser consultadas no site do CEAPAC e no Lattes/CNPq.




Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural

Profa. Dra. Sandra C. A. Pelegrini

O Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC/UEM) tem por objetivo reunir docentes, discentes e demais pesquisadores interessados em desenvolver atividades acadêmicas e investigações no campo das artes, do patrimônio cultural material e imaterial e da educação patrimonial.


  • Linhas de Pesquisa

  • Duas linhas de ação norteiam as principais diretrizes do CEAPAC, quais sejam: as pesquisas centradas na problemática dos bens culturais e das manifestações artísticas emergentes entre as décadas de 1950 e 1970 – período no qual a produção artística passou por certo redimensionamento de princípios estéticos e culturais relacionados às transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passou o Brasil e o mundo.

  • Cabe ressaltar que as linhas de pesquisa supracitadas se alinham à medida que a própria produção artística se insere no universo patrimonial e pode ser estudada a luz das políticas culturais brasileiras, entre as quais se inclui as políticas preservacionistas e ações em prol da Educação Patrimonial.

  • Esse recorte temático tornou-se possível, por um lado, mediante a abertura da pesquisa histórica para novos objetos, problemas e fontes. E, por outro, em decorrência do crescente reconhecimento da pluralidade cultural e da importância atribuída à preservação do patrimônio histórico, artístico e paisagístico da humanidade – frutos da expansão do próprio conceito de patrimônio processado nas décadas de 1980 e 1990.

  • Atividades

  • As atividades desenvolvidas no CEAPAC são atinentes às preocupações expressas pelo Ministério da Educação no Brasil expressas na reformulação das diretrizes curriculares do ensino de História. Os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) para o Ensino Médio e Fundamental reafirmaram a necessidade de fomentar o respeito ao patrimônio e a diversidade cultural. No âmbito do ensino superior, o empenho dos especialistas tem acenado para a formação de profissionais aptos a atuar no magistério e desenvolver habilidades específicas como a “Gestão de políticas de preservação do patrimônio histórico”, a “Organização de documentos” e a “História das artes”, entre outras competências (Cf. CNE/CES 13/2002 e CES 492/2001).

  • Nessa direção, as propostas de estudo e as pesquisas do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural privilegiam:

  • O profissionais integrados ao CEAPAC buscam oferecer subsídios e orientações para o desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica, Extensão, Especialização e Mestrado, entre outras modalidades de pesquisa.