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Histórico

A Universidade Estadual de Maringá tem pautado sua política de oferta de cursos pela proposta de verticalização do ensino, reforçando os investimentos de recursos humanos na pesquisa e na pós-graduação strictu sensu. Tal foco na pesquisa e na pós-graduação foi o que permitiu o crescimento exponencial de cursos, tanto em termos de quantidade como em qualidade na instituição. Seguindo essa política geral da instituição o Departamento de História, juntamente com o Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), criou, em 1999, o Programa Associado de Pós-Graduação em História - UEM/UEL. O trabalho foi orientado pelo objetivo de alinhar todos os níveis da graduação e da pós-graduação, da iniciação científica ao mestrado.

O Programa Associado de Pós-Graduação em História UEM/UEL abriu cinco turmas, com um cômputo geral de trinta e um alunos matriculados. O desenvolvimento do Programa Associado de Pós-Graduação em História UEM/UEL promoveu o enriquecimento dos docentes que compõem os dois departamentos envolvidos, uma vez que fomentou a reflexão e o debate da comunidade universitária local com professores convidados de outras universidades, promoveu seminários de pesquisa e atividades congêneres. A localização geográfica do curso possibilitou o atendimento de uma clientela regional específica. Embora o Estado do Paraná conte com seis Universidades Estaduais, uma Universidade Federal e outras cinco particulares, até a criação do PGH UEM/UEL só existia um programa de pós-graduação em História em funcionamento na capital do estado, mantido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Devido a problemas diversos, a continuidade desse curso foi interrompida e o Departamento se rearticulou para apresentar uma nova proposta a Capes. Sendo a mesma aprovada, a partir de 2004, o PPH/UEM foi implantado, em nível de Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringá teve o seu início em agosto de 2004.  Nesse período o corpo docente, bem como o corpo técnico-administrativo e os discentes tem trabalhado para aprimorar cada vez mais as atividades acadêmicas, pedagógicas e de pesquisa do programa.

O programa vem se destacando pela qualidade das dissertações apresentadas, pela integração cada vez mais visível da graduação com a pós-graduação, traduzida na grande participação de alunos com projetos de iniciação científica e na participação das atividades de pesquisas junto aos laboratórios dos pesquisadores do PPH.

A infra-estrutura do programa pode ser considerada excelente, com vários laboratórios bem equipados, uma central de pesquisa de referência e uma Biblioteca Central que vem nos últimos anos, se destacando no âmbito do Estado do Paraná.

O corpo docente tem se destacado na participação de outras atividades extracurriculares, por exemplo como membros de conselhos editoriais de revistas, de editoras e em conselhos superiores da Instituição.

É importante ressaltar ainda o esforço do corpo docente em promover intercâmbios institucionais, sejam com instituições nacionais ou estrangeiras, bem com o visível aumento de projetos financiados por agências de fomento.

No ano de 2014, o programa recebeu o conceito 4 da Capes, e teve seu curso, em nível de doutorado aprovado pela Capes, o que demonstra a solidez do programa, as suas condições infra estruturais, o compromisso da administração da UEM com o fortalecimento do PPH.

Acreditamos que o PPH está realizando todas as ações necessárias para cumprir com a sua função social, que é de formar bons pesquisadores na área de história, contribuir de maneira qualitativa com a produção historiográfica brasileira e colocar em prática todos os objetivos definidos pelo Programa.